ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
ESTRATÉGIAS DE
ENSINO-APRENDIZAGEM
As estratégias de
ensino-aprendizagem são técnicas que têm como objetivo ajudar o aluno a
construir seu conhecimento a respeito de um determinado tema.
·
As estratégias de
ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo
ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais
para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar
o conteúdo que foi ministrado.
→ TÉCNICAS DE
ENSINO-APRENDIZAGEM
Como a qualidade do ensino está relacionada com a
aprendizagem do aluno, as técnicas de ensino-aprendizagem são importantes para
conseguir atingir essa qualidade. Desse modo, essas estratégias devem ser muito
bem pensadas pelo professor, o qual deve ter bastante
cuidado não só no planejamento, mas também na execução dessas ideias.
Quando escolhemos uma estratégia de ensino, devemos
analisar se ela é realmente adequada para aquele conteúdo e se consegue
atingir, de maneira positiva, a maioria dos alunos em sala. Devemos considerar
também a idade dos alunos e a série na
qual eles se encontram. Isso significa que uma estratégia
adequada para o ensino fundamental nem sempre é adequada para o ensino médio,
por exemplo.
Não podemos esquecer ainda que, para adotar uma
estratégia de ensino, é importante conhecer os
alunos e suas peculiaridades. Nesse caso, deve-se
realizar avaliações diagnósticas, as quais visam
à análise dos conhecimentos prévios dos alunos antes do início de qualquer
atividade. Se um aluno não possui nenhum conhecimento a respeito de um
determinado assunto, não podemos, por exemplo, exigir que ele seja capaz de
resolver um problema sobre o tema.
→ ESTRATÉGIAS NO
ENSINO FUNDAMENTAL
Nas séries iniciais, o professor deve optar por estratégias de
ensino-aprendizagem que garantam a visualização do que está sendo ensinado.
A estratégia de ensino nas séries iniciais (1º ano
ao 5º ano) são, geralmente, diferentes daquelas aplicadas nos anos finais do
ensino fundamental (6º ano ao 9º ano). Ao trabalhar com alunos mais jovens, o
professor deve ter em mente a importância da formação de pequenos grupos para um resultado mais efetivo. Além
disso, é essencial que o professor foque em atividades experimentais que façam com que os alunos
consigam visualizar o que está sendo trabalhado.
Nos anos mais
avançados, já é possível realizar explicações mais longas e abordar assuntos
mais complexos.
Existem diferentes estratégias de
ensino-aprendizagem, as quais devem ser adotas de acordo com a realidade de
cada sala de aula. Não podemos nos esquecer de que muitas estratégias podem ser
efetivas para algumas disciplinas, porém pouco proveitosas para outras. Desse
modo, o professor deve ter bastante cuidado ao adotar uma técnica.
Entre as diferentes
estratégias de ensino-aprendizagem, podemos citar:
·
Aula expositiva e dialogada: o
professor explica seu conteúdo de modo a garantir a participação ativa dos
alunos. Nessa estratégia, os alunos são questionados e estimulados a discutir a
respeito do tema da aula, citando, por exemplo, casos que tenham vivenciado.
·
Estudo de caso: o professor e os
alunos analisam criteriosamente uma situação real ou não e tentam encontrar a
solução para o problema apresentado.
·
Aulas práticas: permitem que os
alunos visualizem estruturas e fenômenos conhecidos, muitas vezes, somente na
teoria. Essas aulas funcionam, portanto, como uma forma de vivenciar um
conhecimento teórico.
·
Aulas lúdicas: consiste na
utilização de brincadeiras e jogos para fixar o conteúdo. Nessas aulas,
observam-se momentos de descontração e felicidade, os quais aliviam a tensão e
favorecem o aprendizado.
·
Seminários: os alunos são
divididos em grupos, que deverão apresentar trabalhos sobre um determinado
tema. O professor, nesse contexto, atua na orientação de como a pesquisa poderá
ser realizada e na organização do ambiente escolar para a apresentação dos
seminários.
·
Juri simulado: simulação de
uma espécie de julgamento, no qual teremos alunos atuando na defesa e na
acusação de um determinado caso. O professor deverá selecionar um aluno para
ser juiz, outro para atuar como escrivão e aqueles que serão os jurados.
·
Grupo de verbalização e de
observação: a sala é dividida em dois grupos: o de verbalização e o de observação. O
grupo de verbalização é responsável por expor suas ideias e discutir o tema,
enquanto o de observação analisa e registra o que está sendo dito. No final, o
grupo de observação pode fazer suas contribuições a respeito do tema.
·
Técnica de Phillips 66: consiste em dividir a
sala em grupos de seis alunos, os quais irão discutir, durante 6 minutos, sobre
um determinado tema. No final desse período, os alunos devem ter produzido uma
síntese do assunto ou ter chegado a uma solução para o problema.
·
Tempestade cerebral: o professor
lança uma palavra ou um problema relacionado ao conteúdo e pede para que os
alunos expressem uma palavra ou ideia sobre aquilo que foi proposto. O
professor pode, então, anotar no quadro essas palavras e, posteriormente,
relacioná-las com o conteúdo.
Cada área apresenta suas particularidades, por
isso, nem todas as estratégias utilizadas em uma disciplina serão efetivas em
outras.
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos
O professor que consegue aplicar diferentes estratégias de
ensino-aprendizagem em suas aulas consegue que seus alunos obtenham melhores
resultados.
https://educador.brasilescola.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário