Guia de Transição
Habilidades Essenciais de ARTE - Ensino Médio
(não há código alfa-numérico)
2 º Bimestre - Dança
1 ª Série -
-Linguagens Artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro;
-Objeto do Conhecimento: Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, dança, música e teatro;
-Descritor: Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando projetos de intervenção na escola;
-Objeto do Conhecimento: Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, dança, música e teatro;
-Descritor: Analisar o lugar espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositivas para a intervenção;
-Objeto do Conhecimento: Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, dança, música e teatro;
-Descritor: Construir critérios para analisar a intervenção em Arte;
_________________________________________________________________________________
2 ª Série -
Linguagens Artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro;
-Objeto do conhecimento: As linguagens das linguagens artísticas;
-Descritor: Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo;
Objeto do conhecimento: As linguagens das linguagens artísticas;
-Descritor; reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;
-Objeto do conhecimento: A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas;
-Descritor: Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre;
-Objeto do conhecimento: A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas;
-Descritor: Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação;
_________________________________________________________________________________
3 ª Série -
Linguagem Artística: Dança
Objeto do conhecimento:Percursos de experimentação do corpo em diálogo com os meios de comunicação virtuais;
-Descritor: Investigar novas possibilidades como videodança e performance em dança;
Objeto do conhecimento: Suportes e ferramentas tecnológicas para produção digital em dança;
-Descritor: reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da dança;
Objeto do conhecimento: relações entre público e obra e visualidades;
-Descritor: Registrar, produzir e divulgar um processo de criação em dança que use a tecnologia e ambientes digitais;
_________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário