Currículo Paulista- Ensino Fundamental
Habilidades Essenciais de ARTE - ANOS FINAIS
2 ª Bimestre - Dança
___________________________________________________________________________________
6 º Ano - (EF06AR09) - Contextos e Práticas
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.
___________________________________________________________________________________
6 º Ano - (EF06AR10) - Elementos da Linguagem
Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.
___________________________________________________________________________________
6 º Ano - (EF06AR11) - Elementos da Linguagem
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que , combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
__________________________________________________________________________________
6 º Ano - (EF06AR14) - Processos de Criação
Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.
__________________________________________________________________________________
7 º Ano - (EF07AR09) - Contextos e Práticas
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças clássicas e modernas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
__________________________________________________________________________________
7 º Ano - (EF07AR10) - Elementos da Linguagem
Explorar elementos constitutivos do movimento dançando nas diferentes manifestações das danças clássicas e moderna, abordando, criticamente, o desenvolvimento de dança em sua história tradicional e contemporânea.
__________________________________________________________________________________
7 º Ano - (EF07AR11) - Elementos da Linguagem
Experimentar e analisar os fatores de movimento(tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações sorporais e o movimento dançado.
__________________________________________________________________________________
7 º Ano - (EF07AR14) - Processos de Criação
Analisar e experimentar diferentes elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.
___________________________________________________________________________________
8 º Ano - (EF08AR09) - Contextos e Práticas
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afrobrasileiras, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.
___________________________________________________________________________________
8 º Ano - (EF08AR11) - Elementos da Linguagem
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
___________________________________________________________________________________
8 º Ano - (EF08AR12) - Processos de Criação
Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
___________________________________________________________________________________
8 º Ano - (EF08AR13) - Processos de Criação
Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afrobrasileira como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
___________________________________________________________________________________
9 º Ano - (EF09AR09) - Contextos e Práticas
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de tecnologia digitais e estrangeiros de diferentes épocas.
___________________________________________________________________________________
9 º Ano - (EF09AR10) - Elementos da Linguagem
Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançadonas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.
___________________________________________________________________________________
9 º Ano - (EF09AR13) - Processos de Criação
Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
__________________________________________________________________________________
9 º Ano - (EF09AR14) - Processos de Criação
Analisar e experimentar diferentes elementos da dança contemporânea (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc., incluindo o recurso a tecnologias digitais) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.
__________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário