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terça-feira, 9 de junho de 2020

Dança! Educação Especial- https://www.valmeida.pro.br/


DANÇA! 

A Dança e a Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais


A dança, considerada como um dos conteúdos da educação física, é uma linguagem da arte que expressa diversas possibilidades de assimilação do mundo. 
É uma das expressões significativas que integra o campo de possibilidades artísticas, contribuindo para a ampliação da aprendizagem, a formação humana e qualidade de vida das pessoas.

ela desenvolve os estímulos de seus praticantes como:

Tátil
Sentir os movimentos e seus benefícios para seu corpo.
Visual
Ver os movimentos e transformá-los em atos.
Auditivo
Ouvir a música e dominar o seu ritmo.
Afetivo
Emoções e sentimentos transpostos na coreografia.
Cognitivo
Raciocínio, ritmo, coordenação.
Motor
Esquema corporal.
Para Lima e Bosque (2010), ensinar a dança para pessoas cujo corpo apresenta uma deficiência é muito importante.
 Todavia, é preciso ressaltar que a palavra ensino tem que ser colocada como a ação do professor em despertar e orientar o aluno para o movimento, deixando-o livre para desenvolver qual o gesto adequado para expressar como o aluno percebeu e percebe aquilo que lhe é proposto. 
E, não aquele ensino, que vem do comando do que deve ser feito, que imprime um modelo, que se antecipa autoritariamente, definindo qual gesto é harmonioso, para a justeza do movimento.
Constatou-se, durante o estudo, que a aplicação das atividades de dança nos alunos com necessidades especiais tem dado resultados significativos, não apenas no aspecto afetivo e de socialização, mas também no aspecto cognitivo.

 Agindo em conjunto com outras atividades que a escola especial oferece, a dança vem somar ainda mais para o bem-estar destas pessoas.


Enfim, quando dançamos oportunizamos ao corpo novas experiências, proporcionando-lhe o acesso a uma linguagem própria, pois um corpo dançando sempre quer comunicar, e sempre se comunica com quem o assiste.


Uma maneira bem eficiente de se trabalhar a dança com alunos especiais, é utilizá-la de forma educacional recreativa, sendo uma excelente forma de estabelecer a saúde, aptidão física, autoconfiança, equilíbrio emocional, integração social, entre outros benefícios, por ser um método que não se preocupa com a técnica, mas sim, propõe que as pessoas adaptem os exercícios ao seu dia-a-dia, seu meio, proporcionando liberdade de movimentos.

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